top of page
Logo Sarau Cultura Brasileira

A Sarau

A Sarau Cultura Brasileira possui 30 anos no mercado nacional atuando em todos os segmentos artístico-culturais, criando e produzindo projetos para todos os perfis de público. 

Transformamos vidas através da cultura pois ela educa, expande a consciência individual e coletiva e torna a sociedade mais aberta e justa. Uma das maiores riquezas de uma sociedade é a sua cultura, por isso acreditamos que resgatar, manter, incentivar e divulgar a cultura brasileira é gerar riqueza para o nosso país.  

O que fazemos

Tudo o que fazemos é espetacular e transformador, trabalhamos com paixão pela cultura brasileira. Acreditamos que ética, diversidade e construção de redes nos fazem absorver desafios e realizar projetos que vão do teatro à projetos audiovisuais, passando por festivais, espetáculos musicais,  projetos de formação, publicações, agenciamentos artísticos e outros.  

O jeito Sarau

Colocamos em prática, seja em projetos ou nas relações de trabalho, o nosso propósito e os valores que prezamos e acreditamos. O que nos move é conectar, transformar e incluir pessoas difundindo a cultura brasileira para o mundo, criando redes de afeto e confiança entre equipe, fornecedores, parceiros, patrocinadores e público. Todos são fundamentais e fazem parte de uma engrenagem colaborativa, que tem o respeito, ética e o afeto como conduta. 

Nossa missão

DNA Sarau

Desde a sua fundação, a Sarau construiu um consistente currículo no mercado cultural carioca, atuando na pesquisa e viabilização de projetos para a recuperação da obra de artistas brasileiros, nos mais diferentes formatos, do palco à internet. Hoje, com larga experiência e reconhecimento no mercado cultural, a Sarau tem a sua própria memória, riqueza de conteúdo e uma capacidade de realização inquestionável. São cerca de 160 projetos realizados, que somam mais de 240 prêmios: 55 espetáculos teatrais, mais de 45 produções musicais, entre shows, festivais e CDs, inúmeras exposições, projetos de acervo, entre outros.  

Honramos e levamos adiante e excelência da produção artística brasileira e seu povo. Sempre com respeito às pessoas, ao público e à criação, produzimos com muito diálogo, lealdade e mente aberta para aprendizado e troca de vivências. Em nossos projetos, exercemos fidelidade entre nossa equipe, fornecedores, público e parceiros, formando uma rede de cuidado, respeito e pensamento coletivo entre os profissionais envolvidos, proporcionando assim uma ficha técnica sólida em afeto e qualidade artística. 

A Sarau foi fundada em 1992 pelas cariocas Andréa Alves, quando a mesma concluía seus estudos em jornalismo e produção cultural, e Ana Luisa Lima, sócia da produtora por 16 anos. O prazer pela música encostou no apreço pela escrita e pela história da cultura nacional. Seu primeiro projeto foi realizado no coração da Cidade Maravilhosa, com uma tarde ao som instrumental de O Trio, chamada "Música Urbana na Floresta Urbana”, apresentada no Museu do Açude, na Floresta da Tijuca. Daí em diante, o que poderia ser um simples interesse, tornou-se missão para a produtora que junto de sua equipe, ajudou a difundir a cultura brasileira, produzindo mais tarde projetos renomados na música como "Quintas no BNDES", 13 edições do “Festival Villa-Lobos", “Música no IBAM” e "Velha Guarda da Mangueira". Mas e o Teatro? Claro que esta potente forma de expressão artística esteve presente desde o início de sua trajetória, sendo realizada em seus primeiros anos, montagens de clássicos como "Rio de Janeiro Verso e Reverso”, de José de Alencar, passando por “Forrobodó, um choro na Cidade Nova”, musicado por Chiquinha Gonzaga e “A Capital Federal” de Artur Azevedo.

Em três décadas de um ciclo virtuoso, a Sarau realizou mais de 160 projetos, dentre eles 55 de teatro, 45 de música, 21 Cds, além de projetos de acervo, festivais, publicações de livros e exposições. A primeira produção audiovisual veio junto com a pandemia: “Elza Infinita”. Um documentário sobre Elza Soares, a partir da peça escrita por Vinicius Calderoni, dirigida por Duda Maia, em 2017. O filme, dirigido por Natara Ney e Erika Candido, foi uma coprodução com o Canal GNT e ganhou o New York Festivals, na categoria prata de Melhor Documentário. Levou o teatro para o palco digital na pandemia, exibindo alguns espetáculos no YouTube e simultaneamente em canais de televisão. Nessa estrada, a Sarau teve a alegria de ser indicada inúmeras vezes e ter criadores e projetos contemplados com mais de 100 prêmios. 

Em cada ano de existência, a Sarau respira, sopra e espalha por aí os ares da cultura brasileira e de seus criadores, em toda forma de arte. A vivência traz o aprendizado, a rede de afetos, as parcerias que nos acolhem e nos faz ampliar nossos espaços e alargar a existência, procurando sempre dar voz para todas as vozes.   

Andréa Alves

“Das dádivas da vida, certamente realizar esses inventos criativos, abrir espaços para narrativas sociais importantes, proporcionar redes de afeto e gerar ondas de empatia, são aquelas que eu agradeço todos os dias e encaro como missão.”   

Há pouco mais de 30 anos a jornalista, carioca, filha de nordestinos, Andréa Alves fundou a produtora. Hoje, continua como diz a personagem Macabéa, de Clarice Lispector: “grávida de futuro”. “A Hora da Estrela”, é uma de suas últimas idealizações para teatro musical. Suas produções estão invariavelmente entre as mais indicadas ou premiadas: A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa possui 3 indicações ao Prêmio Shell e Museu Nacional [todas as vozes do fogo], com a Cia Barca dos Corações Partidos, está indicada como Melhor Espetáculo ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). 

 

Andréa Alves ocupa diversas posições por onde transita. Para dois, ela é mãe. Para alguns mais, ela é chefa. Para tantos, é inspiração. Mas não se enganem pensando que é possível ver essa mulher como ocupante de uma função exclusiva: a todo momento, ela é um pouco do que representa para diferentes pessoas e isso não acontece por acaso.  

 

Desde os tempos de universitária engajada com o que há de mais primordial na cultura brasileira, o surgimento da Sarau foi um movimento espontâneo. Andréa buscava conhecer o Brasil através dos brasileiros que gostavam de compor, tocar e cantar Brasil. Não se rendia à tentação dos estrangeirismos, tão mais valorizados do que nossos artistas nacionais. E assim surge a Sarau. Os primeiros passos, que perpassam Elis, Villa Lobos e Grande Othelo, por exemplo, estão aí registrados na história que não mais pertence à empresa. Essa história que Andréa proporcionou, pertence ao Brasil. 

 

Em 2018, o jornal Folha de São Paulo a procurou para fazer uma matéria sobre a originalidade e brasilidade de suas produções, que reinventaram o mercado de musicais no Brasil. Confira a matéria completa neste link.

O início

Tudo o que fazemos emociona, toca o coração das pessoas, surpreende e abre caminhos. Somos diversos em pessoas, pensamentos, habilidades, públicos e temas. Incluímos todos sem distinção. Quanto mais, melhor! 

O novo olhar

Tornamos o invisível, visível. Proporcionamos a inclusão de pessoas, de histórias e culturas que merecem ganhar luz e visibilidade. Assim tornamos nossa sociedade menos elitista e mais transversal. Navegamos tanto no digital quanto no presencial com diferentes tipos de produções culturais. No Brasil falamos português, no mundo falamos todas as línguas. 

Inclusivo e diverso

Garantimos excelência e qualidade em nosso trabalho com base na Agenda 2030, proposta pela ONU para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assegurando bem estar, a igualdade de gênero e empoderando mulheres além de promovermos a inclusão social, econômica e política de todos, independente de idade, gênero, deficiência, etnia, raça, origem, religião ou condição econômica. 

Valorizamos as pessoas

Equipe

Andréa Alves

Diretora de criação

Leila Maria Moreno

Diretora de Projetos

Carolina Villas Boas

Coordenação financeira e
de leis de incentivo

Rafael Lydio

Coordenação de produção

Clara Taranto

Produtora de leis de incentivo

Maria Rita Miranda

Produtora financeira

Maria Christina Ventura Carvalho

Produtora administrativa

Nathália Alves

Assistente de comunicação

Rafaela Santos

Estagiária de produção

Rafaela Santos

Estagiária de produção

Rafaela Santos

Estagiária de produção

Rafaela Santos

Estagiária de produção

Principais marcos

  • Música Urbana na Floresta Urbana / SHOWS E CONCERTOS 

  • Ciclo Mignone (O Trio) / AGENCIAMENTO 

  • Campello Donizetti / SHOWS E CONCERTOS 

1992

  • Quintas no BNDES / SHOWS E CONCERTOS 

  • Rio de Janeiro Verso e Reverso / TEATRO 

1993

  • Velha Guarda da Mangueira / SHOWS E CONCERTOS 

  • Alcassino e Nicoleta / TEATRO 

  • Música das Palavras / SHOWS E CONCERTOS 

  • Música no IBAM / SHOWS E CONCERTOS 

  • Quintas no BNDES / SHOWS E CONCERTOS 

  • Fórum da Música Independente / SHOWS E CONCERTOS 

  • 32º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • O Teatro através da História / LIVROS 

1994

  • Segura ele / MÚSICA (CD) 

  • 33º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Da Renascença ao Jazz / MÚSICA (CD) 

  • Chorando no CCBB / SHOWS E CONCERTOS 

  • Chiquinha Gonzaga, uma Homenagem / TEATRO 

  • Quintas no BNDES / SHOWS E CONCERTOS 

  • Quartas no MIS / SHOWS E CONCERTOS 

  • O Samba dos Bambas / MÚSICA (CD) 

  • O Som do Arquivo / SHOWS E CONCERTOS 

1995

  • Forrobodó, um choro na Cidade Nova / TEATRO 

  • Tragédias Cariocas para Rir / TEATRO 

  • Maria Tereza Madeira e Pedro Amorim / SHOWS E CONCERTOS 

  • Som de Bandolim / MÚSICA (CD) 

  • Ernesto Nazareth, Revelações / SHOWS E CONCERTOS 

1996

  • Baunilha e Troleto / TEATRO 

  • A Capital Federal / TEATRO 

  • Olivia Byington com Edgar Duvivier e O Trio / SHOWS E CONCERTOS 

  • Pixinguinha 100 anos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Cantos de Verão / SHOWS E CONCERTOS 

  • Na Trilha do Samba / SHOWS E CONCERTOS 

  • Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – IPHAN / SHOWS E CONCERTOS 

  • Camerata Universidade Gama Filho / SHOWS E CONCERTOS 

  • Sempre Ernesto Nazareth / SHOWS E CONCERTOS 

  • Chiquinha Gonzaga, 150 anos / TEATRO 

  • Pelourinho Dia e Noite / SHOWS E CONCERTOS 

1997

  • Chico Viola / TEATRO 

  • Concertos para Juventude / SHOWS E CONCERTOS 

  • Hermeto e Os Novos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Vozes do Mundo / SHOWS E CONCERTOS 

  • Vibrações de Jacob / SHOWS E CONCERTOS 

  • Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – IPHAN / SHOWS E CONCERTOS 

  • Coro da Accademia Nazionale Di Santa Cecilia e Orquestra de Câmara Salzburger Kammervituosen / SHOWS E CONCERTOS 

  • Quintas no BNDES / SHOWS E CONCERTOS 

1998

  • O Mito Carmen Miranda / SHOWS E CONCERTOS 

  • Música de Câmara Brasileira / SHOWS E CONCERTOS 

  • O Samba Paulista de Adoniran / SHOWS E CONCERTOS 

  • Cantorias Nordestinas / SHOWS E CONCERTOS 

1999

  • Cantorias Amazônicas / SHOWS E CONCERTOS 

  • Divina, 80 anos de Elizete / SHOWS E CONCERTOS 

  • 1ª Temporada Musical de Inverno de Petrópolis / SHOWS E CONCERTOS 

  • MPB – A História de Um Século / EXPOSIÇÕES 

  • Câmara Cascudo – Um Século de Brasilidade / EXPOSIÇÕES 

  • O Trio  / AGENCIAMENTO 

2000

  • Memória da Destruição / EXPOSIÇÕES 

  • Engraçadinha / TEATRO 

  • Projeto Carlos Gomes – O Coração do Rio / SHOWS E CONCERTOS 

  • 2ª Temporada Musical de Inverno de Petrópolis / SHOWS E CONCERTOS 

  • Verão Musical Brasília / SHOWS E CONCERTOS 

  • Cabaré Rodrigueano / TEATRO 

  • No Compasso do Samba / SHOWS E CONCERTOS 

  • É Preciso Mudar / MÚSICA (CD) 

2001

  • Elis, a Estrela do Brasil / TEATRO 

  • Grupo Galpão 20 anos / TEATRO 

  • Verão Musical / SHOWS E CONCERTOS 

  • Cantorias Paulistanas / SHOWS E CONCERTOS 

  • A Vida Como Ela É / TEATRO 

  • Frevendo o Frevo / SHOWS E CONCERTOS 

  • O Barão do Rio Branco e A Alma Carioca / EXPOSIÇÕES 

  • Engraçadinha / TEATRO 

  • Gonzagão, 90 anos / SHOWS E CONCERTOS 

2002

  • Arca de Noé / TEATRO 

  • O Castiçal / TEATRO 

  • Aquarela Polibrasil / SHOWS E CONCERTOS 

  • O Inspetor Geral / TEATRO 

  • Um Molière Imaginário / TEATRO 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

2003

  • A Arca de Noé / TEATRO 

  • Grande Othelo, Êta Moleque Bamba! / TEATRO 

  • Escola Portátil de Música / OFICINAS DE MÚSICA 

  • Mostra Cia. Burlantins / TEATRO 

  • Festival SESC Rio de Inverno / TEATRO 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

2004

  • Projeto Circulação Música de Concerto / SHOWS E CONCERTOS 

  • Os Sete Afluentes do Rio Ota / TEATRO 

  • Grande Othelo, Êta Moleque Bamba! / TEATRO 

  • Festival Sesc de Inverno / TEATRO 

  • Escola Portátil de Música / OFICINAS DE MÚSICA 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

  • Tauromáquina / TEATRO 

2005

  • Antônio e Cleópatra / TEATRO 

  • Aquarela Polibrasil (O Samba é Meu Dom) / MÚSICA (CD) 

  • Cazumbá / TEATRO 

  • Amil / SHOWS E CONCERTOS 

  • Grande Othelo, Êta Moleque Bamba! / TEATRO 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

  • Escola Portátil de Música / OFICINAS DE MÚSICA 

  • O Violão no Brasil / SHOWS E CONCERTOS 

  • Um homem é um homem / TEATRO 

  • Projeto Cultura e Inovação - A Teatralidade do Humano / CICLO DE DEBATES 

  • Choro Carioca / MÚSICA (CD) 

  • 2º Festival Nacional de Choro / SHOWS E CONCERTOS 

  • Festival Rio de Inverno / TEATRO 

2006

  • A Hora e a vez de Augusto Matraga / TEATRO 

  • Pequenos Milagres / TEATRO 

  • Choro Ímpar / SHOWS E CONCERTOS 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

  • Escola Portátil de Música / OFICINAS DE MÚSICA 

  • Tom de Câmara / SHOWS E CONCERTOS 

  • Grande Othelo 90 anos / PRESERVAÇÃO DE ACERVO - SITE 

  • Mãe Coragem / TEATRO 

2007

  • A Redenção pelo Sonho / TEATRO 

  • Mãe Coragem / TEATRO 

  • Ondekoza / SHOWS E CONCERTOS 

  • Ariano Suassuna 80 anos / PRESERVAÇÃO DE ACERVO – SITE 

  • Cia. Primeiro Ato / TEATRO 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

  • Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte / TEATRO 

  • Art Metal Quinteto: Dezeno Viventeum / MÚSICA (CD) 

2008

  • Acervo Maria Clara Machado / PRESERVAÇAO DE ACERVO – SITE 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

  • 47º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Til, a Saga de um Herói Torto / TEATRO 

  • A Farsa da Boa Preguiça / TEATRO 

  • Hamelin / TEATRO 

2009

  • Saltimbancos / TEATRO 

  • Oficinas de Artes e Ofícios / OFICINAS DE TREINAMENTO E CAPACITAÇAO 

  • 48º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte / TEATRO 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

  • A Invenção de um Brasil Musical / SHOWS E CONCERTOS 

  • Trio da Canção Brasileira / SHOWS E CONCERTOS 

  • A Hora e a vez de Augusto Matraga / TEATRO 

  • Hamelin / TEATRO 

2010

  • Um Rubi no Umbigo / TEATRO 

  • Hamelin / TEATRO 

  • Estandartes / EXPOSIÇÕES 

  • Inverno da Luz Vermelha / TEATRO 

  • Campanha Teatro Para Todos / TEATRO 

  • 49º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • A Farsa da Boa Preguiça / TEATRO 

  • Tio Vânia / TEATRO 

2011

  • Eternos Modernos / SHOWS E CONCERTOS 

  • JT Leroy / TEATRO 

  • Gonzagão 100 anos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Novas Esquinas / SHOWS E CONCERTOS 

  • O Outro Van Gogh / TEATRO 

  • 50º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Gonzagão - A Lenda / TEATRO 

  • A Farsa da Boa Preguiça / TEATRO 

  • Algumas Aventuras das Vinte Mil Léguas Submarinas / TEATRO 

2012

  • Art Metal Quinteto Apresenta / SHOWS E CONCERTOS 

  • Forrobodó / TEATRO 

  • Feliz 1958! / TEATRO 

  • Algumas Aventuras das Vinte Mil Léguas Submarinas / TEATRO 

  • 51º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Carlos Scliar Memórias / EXPOSIÇÕES 

  • Gonzagão - A Lenda / TEATRO 

  • A Farsa da Boa Preguiça / TEATRO 

2013

  • Ópera do Malandro / TEATRO 

  • Forrobodó / TEATRO 

  • Amigo Cyro, Muito lhe Admiro / TEATRO 

  • Coletivo Samba Noir / SHOWS E CONCERTOS 

  • Feliz 1958! / TEATRO 

  • O Brasil de Jackson do Pandeiro / SHOWS E CONCERTOS 

  • 52º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Gonzagão - A Lenda / TEATRO 

  • Art Metal Quinteto Apresenta / SHOWS E CONCERTOS 

  • Saltimbancos / TEATRO 

2014

  • Coletivo Samba Noir / SHOWS E CONCERTOS 

  • 53º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Ópera do Malandro / TEATRO 

  • Gonzagão - A Lenda / TEATRO 

2015

  • Auê / TEATRO 

  • Auê / MÚSICA (CD) 

  • Gota d’Água / TEATRO 

  • 54º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTO 

  • Made in Brazil / MÚSICA (EP) 

  • Samba Sujo / MÚSICA (EP) 

  • Gonzagão - A Lenda / TEATRO 

2016

  • Suassuna – O Auto do Reino do Sol / TEATRO 

  • Suassuna – O Auto do Reino do Sol / MÚSICA (CD) 

  • 55º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTO 

  • Agosto / TEATRO 

  • Alfredo em Furnas / SHOWS E CONCERTOS 

  • Auê / TEATRO 

  • Gota d’Água / TEATRO 

  • Gonzagão - A Lenda / TEATRO 

2017

  • Festival TOCA – Toda Canção / SHOWS E CONCERTOS 

  • 56º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Desancora / SHOWS E CONCERTOS 

  • Elza / TEATRO 

  • Suassuna – O Auto do Reino do Sol / TEATRO 

  • Auê / TEATRO 

  • Agosto / TEATRO 

  • Gota d’Água / TEATRO 

2018

  • Sísifo / TEATRO 

  • 57º Festival Villa-Lobos / SHOWS E CONCERTOS 

  • Khrystal / SHOWS E CONCERTOS 

  • Macunaíma - Uma Rapsódia Musical / TEATRO 

  • Elza / TEATRO 

2019

  • Jacksons do Pandeiro / TEATRO 

  • Jacksons do Pandeiro / MÚSICA (CD) 

  • A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa / TEATRO 

  • Macunaíma - Uma Rapsódia Musical / TEATRO 

  • Auê / TEATRO 

  • Elza / TEATRO 

  • Sísifo / TEATRO 

  • Festival TOCA – Toda Canção / SHOWS E CONCERTOS 

2020

  • A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa / TEATRO 

  • A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa / MÚSICA (CD) 

  • Auê / TEATRO 

  • Elza / TEATRO 

  • Elzas / SHOWS E CONCERTOS 

  • Elza Infinita / DOCUMENTÁRIO 

  • Sísifo / TEATRO 

  • Festival TOCA – Toda Canção / SHOWS E CONCERTOS 

2021

  • A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa / TEATRO 

  • FIBRA - Festival Instrumental Brasil / SHOWS E CONCERTOS 

  • Um Português e um Brasileiro entram num bar / TEATRO 

  • Jacksons do Pandeiro / TEATRO 

  • Museu Nacional / TEATRO 

  • Sísifo / TEATRO 

2022

  • Sísifo / TEATRO 

  • Jacksons do Pandeiro / TEATRO 

  • Portátil / TEATRO 

  • Museu Nacional / TEATRO 

2023

Linha do tempo

Em 1994 a Sarau assumiu a produção do Festival Villa-Lobos, importante evento anual difusor da obra do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Ao todo, foram 13 edições produzidas em parceria com a produtora. 
Em 1997 foram realizados dois shows em homenagem a dois grandes artistas da cultura brasileira, um celebrando os 100 anos de Pixinguinha e outro, os 90 anos de Chiquinha Gonzaga
2002 foi o ano de comemorar nos palcos os 20 anos do Grupo Galpão, tradicional grupo de teatro, além de um grande show para os 90 anos de Gonzagão
Em 2004 foi a vez de celebrar a vida e carreira do Grande Othelo, com a estreia do espetáculo “Grande Othelo, Êta Moleque Bamba!”, dirigido por André Paes Leme. 
O centenário de Luiz Gonzaga em 2012 foi celebrado com excelentes produções: o evento "Gonzagão, 100 anos”, uma série de 4 shows com seus maiores sucessos e a estreia do premiado espetáculo “Gonzagão - A Lenda”, marco inicial para a formação da companhia Barca dos Corações Partidos. 
“Auê”, dirigido pela premiada Duda Maia, estreou em 2014, sendo um dos espetáculos de maior sucesso no repertório da Sarau e da Barca dos Corações Partidos. 
2018 foi a vez de homenagear outra gigante da nossa cultura, com o espetáculo “Elza”, vencedor de 18 prêmios. Projeto que rendeu outros desdobramentos em 2021, com o show “Elzas” e o documentário “Elza Infinita”, parceria com o Canal GNT, vencedor na Categoria Prata em Documentário no New York Film Festival 2022. 
bottom of page